Telefónica; Wayra

Espaço da Wayra em Madrid, Espanha

A Telefónica criou o hub digital Wayra X. O espaço virtual tem como objetivo investir em empresas que trabalham nas frentes de trabalho remoto e produtos digitais em telecom, saúde, educação, casa conectada, entretenimento, mobilidade e futuro do trabalho.

O Wayra X tem como pressuposto trabalhar com empresas de qualquer localidade. Inicialmente, o hub nasce com investimento em duas startups: a chinesa BlaBla, que usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para passar conhecimento a estudantes por meio de vídeos curtos; e a espanhola People, criadora de um app para conhecer pessoas e influenciadores de áreas como livros, restaurantes e músicas.

Até o final de 2021, a Wayra X espera investir em outras dez startups.

No hub digital, as empresas terão acesso a: equipe de mentores; serviços da Telefónica para escalarem seus negócios; teste de pré-instalação em terminais; e a possibilidade de integração ao LivingApps, loja de aplicativos da operadora espanhola para casa conectada.

Builder

Outra iniciativa apresentada pela Telefónica nesta segunda-feira, 23, é o Wayra Builder, um programa que busca capitalizar talentos e tecnologias dentro da companhia, de modo que criem com apoio de investidores externos. A primeira nova entrante do Builder é a Deeder, empresa de segurança digital que permite assinar contratos através de apps de mensageria. A Deeder foi criada após um spin-off da Eleven Path, firma de cibersegurança da Telefónica Tech.

Importante dizer que Builder e X são iniciativas complementares da Wayra. Ou seja, a Telefónica segue apoiando hub de inovação que tem presença em sete países, inclusive o Brasil.