O Mercado Livre lançou a iniciativa Regenera América, que consiste no investimento em projetos de conservação e regeneração de florestas em biomas da América Latina. Neste ano, a companhia investirá R$ 45 milhões em dois projetos com essa finalidade no Brasil. O valor foi calculado com base na pegada de carbono do Mercado Livre em toda a América Latina no ano passado, informou seu CFO, Pedro Arnt, durante coletiva de imprensa online nesta terça-feira, 9.

“Investidores de mercados de capitais cada vez mais exigem responsabilidade e compromisso por parte de empresas de capital aberto. Do nosso lado, o primeiro passo é ter a consciência do aumento do nosso impacto ambiental conforme nossa malha logística aumenta, junto com nossa venda direta de produtos. O Regenera America é um primeiro passo de muitos em conservação e reflorestamento, enquanto desenhamos uma estratégia global para termos o menor impacto possível no menor prazo possível”, disse o CFO.

Um dos dois primeiros projetos apoiados consiste na restauração e conservação de florestas na Serra da Mantiqueira sob coordenação da ONG The Nature Conservancy. O outro se chama “Corridors for life” e consiste na restauração e conservação de corredores de mata no Pontal do Paranapanema, sob coordenação do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Este último utiliza tecnologia da startup Pachama para análise de imagens de satélite com inteligência artificial para monitorar o avanço ou o desmatamento de áreas verdes.

Arnt lembrou que o Mercado Livre também tem iniciativas de compra de energia renovável e de incentivo à mobilidade elétrica. O CFO não descarta a compra de créditos de carbono no futuro.