O Mercado Livre, através da sua fintech Mercado Pago, adotou o QR code como meio de pagamento. Qualquer pessoa física ou estabelecimento comercial que seja usuário do Mercado Livre pode criar um QR code que lhe identifique, permitindo o recebimento de pagamentos. 12 mil QR codes já foram criados no Brasil, entre pequenos e grandes varejistas, incluindo os restaurantes da rede América em São Paulo e unidades da Pizza Hut em João Pessoa e Fortaleza.

Para o consumidor, é preciso ter o app do Mercado Livre ou do Mercado Pago instalado no smartphone. Através dele, é feita a leitura do QR code do lojista. O pagamento pode ser efetuado com o saldo na conta do usuário no Mercado Pago ou através de qualquer cartão de crédito associado à conta – neste caso, é preciso informar a cada transação o código verificador do cartão, composto por três dígitos.

Para o lojista, o Mercado Livre está oferecendo o meio de pagamento gratuitamente até março de 2019. O QR code pode ser criado através do site do Mercado Livre, na Internet.

Na Argentina, onde o serviço está disponível há dois meses, 160 mil estabelecimentos comerciais já aderiram, incluindo Burger King, Freddo e Havana. A expectativa é de que 500 mil pessoas realizem pagamentos com o QR code do Mercado Livre na Argentina este ano.

Análise

O QR code como identificador para pagamentos rápidos obteve bastante sucesso na China, através do WeChat. No Brasil, algumas startups vêm tentando explorar essa tecnologia, como a PicPay, mas enfrentam como principal obstáculo a dificuldade na construção de uma rede ampla de estabelecimentos comerciais que adotem o serviço. Como já tem um ecossistema extenso e plural, o Mercado Livre tem a chance de superar essa barreira.

MobiShop

Os desafios para o desenvolvimento de soluções de pagamentos móveis e de comércio móvel no Brasil serão discutidos durante o MobiShop, seminário organizado por Mobile Time e que será realizado no dia 10 de setembro, no WTC, em São Paulo. Haverá um painel especificamente sobre m-payment com palestras de Alessandro Rabelo, diretor executivo de produtos da Visa; Gilberto Novaes, fundador da Transire; Juan Fuentes, diretor geral da PagSeguro; Paulo Cesar de Nascimento, head do Samsung Pay no Brasil; Thiago Chueiri, diretor de desenvolvimento denegócios da PayPal.

A gerente de marketing do Mercado Livre Danielle Crahim participará do painel de abertura, sobre os desafios do m-commerce no País. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site www.mobishop.com.br, ou pelo telefone 11-3138-4619; ou pelo email [email protected]