O Discord (Android, iOS) adicionou ao seu robô conversacional, Clyde, recursos baseados no ChatGPT, ou seja, de inteligência artificial generativa em texto da OpenAI. Com a mudança, o bot pode engajar em conversas com usuários e atender requisições, como pedir um Gif de gatos.

Outra função do app que recebe o motor da OpenAI é o AutoMod AI, um robô de moderação automática de chats e fóruns nos espaços de conversação em voz e texto da plataforma. Com a atualização, os moderadores poderão receber alertas quando as regras (mensagens danosas, por exemplo) em um servidor de conversas forem quebradas.

Antes de aderir à IA generativa, o AutoMod bloqueou 45 milhões de mensagens indesejadas antes que fossem publicadas.

O usuário também terá acesso a uma ferramenta de resumo das conversas (Conversation Summaries, no original em inglês) que mostra uma série de mensagens importantes enquanto o usuário esteve fora do app.

O novo robô Clyde e o Conversation Summaries chegam a um número limitado de usuários a partir da próxima semana. E o novo AutoMod está começando para uma base pequena nesta quinta-feira.

Desenvolvedores

6409fc347c5c554f3f7854a3 Jyd6HyKw59gJhvI k01zbdOy9uqbU7V11v8KF7SkLK4HL4RTk2vuj97IQkVEpmi5Mi7I0wRR73WZ8CrdiGSEQsfGZw6HtEoHe6wuV70y3rcgMrFQzPe0kq SXYmB9g df 2JGCH88nKggLX8p7XB7Mo2

Gif do Whiteboard com IA generativa de texto para imagem (reprodução: Discord)

A companhia apresentou duas novas aplicações voltadas aos desenvolvedores para colocarem nos servidores. A aplicação que mais chama a atenção, mas ainda não tem data de lançamento, é o Whiteboard, uma lousa com inteligência artificial de texto para imagem (gif acima). Nela, o usuário desenha rabiscos simples e pede para a plataforma transformar em uma imagem próxima da realidade, como uma flor em um girassol. A outra aplicação é o Avatar Remix, que permite fazer uma remodelação da imagem de avatar/perfil de uma pessoa. O seu código-aberto desta aplicação está disponível no GitHub.

IA em tudo

clyde

Robô Clyde com IA generativa da OpenAI (reprodução: Discord)

De acordo com anúncio feito nesta quinta-feira, 9, a inteligência artificial é algo que está presente no cotidiano dos usuários do Discord. Mensalmente 30 milhões de pessoas usam IA na plataforma e 3 milhões de servidores de conversação têm IA inserida.

A companhia também informa que 10% dos novos usuários do Discord entram exclusivamente para usar essas inteligências artificiais. E o servidor da IA generativa de imagens do Midjourney é o maior do Discord, com 13 milhões de pessoas que geraram 1 bilhão de imagens.