O Moovit, aplicativo móvel com informações em tempo real sobre transporte público fornecidas pelos próprios passageiros, entrou em operação no Rio de Janeiro. O software, disponível para Android e iOS, estava disponível para habitantes de São Paulo desde dezembro passado. Na capital paulista, o app atingiu 50 mil usuários em meados do mês passado.

O lançamento da operação no Rio de Janeiro já era esperada. Quando chegou ao Brasil, os executivos do Moovit informaram que a capital fluminense seria a segunda cidade a contar com o serviço. Até então, os cariocas que haviam baixado o Moovit conseguiam visualizar apenas informações sobre os horários do metrô e dos trens da Supervia. Na manhã desta terça-feira, 9, uma notificação push foi enviada aos usuários de iPhone do Moovit no Rio de Janeiro avisando da entrada em operação completa na cidade, agora com dados também das linhas de ônibus.

No Moovit é possível traçar uma rota através de transporte público e acompanhar informações dadas em tempo real pelos passageiros sobre lotação, higiene dos vagões/carros e até a educação dos condutores, passando pela presença ou não de ar condicionado e de entrada especial para cadeirantes. A troca de dados coletados de maneira colaborativa é principal diferencial do Moovit.