A Fabapp, startup brasileira que oferece uma plataforma online para rápida criação de aplicativos móveis sem necessidade de conhecimento em programação, levantou R$ 750 mil junto a investidores anjo.

O dinheiro será usado, entre outras finalidades, para o desenvolvimento do recém-lançado Fabapp Commerce, uma ferramenta para viabilizar o comércio móvel para pequenas empresas através de seus apps. O foco inicial é o segmento de alimentos e bebidas.

A Fabapp conta com 4,5 mil clientes, dos quais 20% já experimentaram o Fabapp Commerce, quatro meses após o lançamento da novidade. Nesse período foram feitas 6 mil vendas com R$ 2,25 milhões transacionados. O objetivo é chegar ao fim do ano com 10 mil clientes e um volume de R$ 10 milhões em transações por mês (GMV). Se atingida essa meta, o faturamento mensal do produto vai triplicar, passando de R$ 165 mil para R$ 400 mil, informa a empresa.

“Com o Fabapp Commerce pequenos negócios podem criar, eles mesmos, do zero, um cardápio digital e colocar todos seus produtos na palma da mão do cliente, que finaliza o pedido no app e o envia organizado via Whatsapp ou no próprio sistema. A ideia é evoluir essa experiência e adicionar pagamentos, automatizando a maior parte da jornada de compra e eliminando a necessidade de ferramentas de mensagens, que dá muito mais eficiência operacional para esses empreendedores, além de oferecer melhor experiência e mais segurança para os compradores”, explica Hugo Yang, CEO da Fabapp, em entrevista por email para Mobile Time. 

Yang complementa: “Não podemos esquecer que inúmeros negócios deste segmento, para sobreviver, entram em apps como iFood e Rappi que cobram taxas exorbitantes, que variam de 15% a 25%. Isso é uma morte lenta e dolorosa para a maioria, um estado vegetativo. Boa parte de nossos clientes cria seu aplicativo de pedidos na Fabapp para fugir dessas taxas e divulgam para seus clientes comprarem direto com eles, oferecendo alguns benefícios como um programa de fidelidade, onde o cliente acumula pontos e ganha produtos”. 

Investidores

Participaram dessa rodada de investimento na Fabapp: Fernando Montera, head de inteligência no Mercado Livre; André Silva, head de desenvolvimento de software na startup CERC Centrais de Recebíveis e ex-gerente executivo da Prodesp na secretaria de educação do estado de SP; Danilo Lamy, empreendedor e head de desenvolvimento de negócios da Gyra +; e Gabriel Russo, cofundador da Mogno Investimentos e investidor de startups, com a GymPass e RockContent entre suas investidas.

A empresa pretende passar por uma nova rodada de investimento no fim do ano.