A emnify fará testes para a convergência entre comunicação satelital e celular (D2D) dentro do sandbox regulatório da Anatel no segundo trimestre de 2024. Durante o Fórum de Operadoras Inovadoras 2024, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta terça-feira, 9, Carlos Campos, diretor geral da operadora virtual móvel, explicou que a prova será feita com a Skylo, empresa norte-americana que atua com satélites de baixa órbita.

Os testes serão voltados para comprovar o uso da tecnologia em Internet das Coisas (IoT), mais especificamente na gestão e rastreamento de ativos. Campos explicou que o D2D da Skylo com a emnify já passou por testes nos Estados Unidos e na Europa. As conversas com a Skylo e a operação da MVNO começaram no MWC deste ano.

Além do segmento de rastreamento de ativos, o executivo da operadora virtual afirmou que existe demanda em casos específicos para a conectividade entre empresas do agronegócio, transporte terrestre, marítimo e seguradoras.

Os tipos de conectividade usados serão o 4G e o NB-IoT tipo 2. A frequência não foi informada. O diretor geral da MVNO disse que não há barreiras para fazer a avaliação, uma vez que a emnify é uma operadora autorizada junto à Anatel.

Vale lembrar, a emnify é uma empresa alemã que adquiriu a licença de MVNO que o banco Safra usava para conectar seu negócio de POS em 2023. Assim como a instituição bancária, o parceiro de rede da MVNO é a Claro. Por sua vez, a Claro é a primeira operadora com teste de D2D dentro do sandbox da Anatel, em outra prova com a AST Mobile

Próxima etapas

Quando liberado o arcabouço regulatório pela Anatel, algo que o regulador deve fazer até o final de 2024, Campos explicou que o D2D entrará como mais uma operadora em sua plataforma de super network, ou seja, além da conectividade da Claro e de outros players o cliente terá o serviço de satélite para localidades sem antena celular. Enquanto a regulação não chega, o diretor da emnify afirmou que a companhia está fomentando conversas para fabricantes produzirem mais módulos e modens aptos ao D2D.

Imagem principal: Carlos Campos, diretor geral da emnify (crédito: Elaine Ballog/Mobile Time)