A Magic Software, provedora de tecnologias para o desenvolvimento e integração de aplicações de negócios, lançou nesta quarta-feira, 9, uma nova versão de sua plataforma de desenvolvimento uniPaaS, agora com funcionalidades para a criação de aplicações corporativas móveis. A plataforma está habilitada para os sistemas operacionais Android, iOS, BlackBerry e Windows Phone (WP) e ampliou sua capacidade de atender a projetos RIA – Rich Internet Applications.

A Magic é uma multinacional israelense que há 30 anos mantém uma plataforma de desenvolvimento de softwares independentes. Há pouco mais de três anos, a plataforma começou a ser adaptada para o desenvolvimento de apps móveis: primeiramente para Windows Mobile e BlackBerry, e agora para iOS e Android e WP.

Pela plataforma uniPaaS, as empresas podem desenvolver soluções em uma única tecnologia e escolher o sistema operacional em que querem que sejam executadas. Isso facilita a vida do desenvolvedor, que não é obrigado a dominar todas as tecnologias especificas de cada um dos sistemas. Ao desenvolvedor, cabe unicamente criar o app pela uniPaaS e depois habilitá-lo para o OS desejado. Os módulos desenvolvidos são todos nativos, isto é, a solução não vai rodar em um microbrowser, mas como um aplicativo nativo desenhado especificamente para o sistema escolhido.

Segundo Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil, a nova versão o uniPaaS reafirma a sua principal característica: a capacidade de criar aplicações para múltiplas plataformas e para ambientes de negócios complexos. “Os desenvolvedores sempre desejaram uma plataforma que permitisse criar suas aplicações nativas a partir de um único projeto. Há mais de 20 anos e com uma comunidade de desenvolvedores com mais de 3 mil software houses em todo o mundo, o uniPaaS nasceu com esta característica e agora oferece a capacidade de atender as plataformas móveis”, explica o executivo.

A plataforma uniPaaS tem diferentes modalidades de uso. Há uma versão gratuita (uniPaaS Jet), que pode ser baixada no site da empresa, pela qual o desenvolvedor pode se familiarizar com a ferramenta e se aperfeiçoar. Essa versão, contudo, permite apenas o desenvolvimento de apps monousuais (isto é, que só podem ser usados por um usuário por vez). Caso se adapte, o desenvolvedor pode migrar para a versão comercial da plataforma, ao preço de US$ 1 mil pela licença de uso. Há ainda uma taxa opcional de manutenção, no valor anual 18% da licença de uso, e o desenvolvedor recebe ainda todas as atualizações da plataforma.

Repullo destaca ainda que além da característica de independência de plataforma o uniPaaS traz um grande diferencial ao permitir que o desenvolvimento, tanto do lado do servidor quanto do lado do dispositivo móvel, seja feito de uma única vez, pois quem se responsabiliza pelo particionamento da lógica é a plataforma de execução do uniPaaS.

Segundo Repullo, o share das soluções móveis na receita agregada da empresa ainda é pequeno, uma vez que a adesão do mercado corporativo a apps móveis ainda está muito no início. “Geralmente se resume a email e algumas ferramentas de colaboração, mas ainda é algo incipiente. Nós vemos isso como um mercado potencial gigante, que ainda está para ser explorado”, diz ele. A meta da Magic é de, até o fim de 2012, recrutar para sua plataforma 20 empresas de software que estejam buscando uma ferramenta para o desenvolvimento de apps móveis corporativos.