A Nokia criou um novo sistema operacional que passará a ser usado em seus smartphones de entrada, no lugar da Series 40. A plataforma foi batizada de Asha, mesmo nome da família de smartphones low end da fabricante finlandesa. O novo sistema foi desenvolvido com ajuda da Smarterphone, empresa que a Nokia adquiriu em 2012, e foi feito tendo como base a Series 40. A plataforma Asha provê um ambiente padronizado e aberto para que desenvolvedores criem aplicativos. O sistema inclui o acesso fácil a ferramentas como a Nokia In-App Payment (para vendas por dentro dos aplicativos) e a Nokia Advertising Exchange (rede de publicidade móvel).

Vários aplicativos de renome já foram atualizados ou estão em processo de adaptação para o novo sistema operacional, dentre os quais: WhatsApp, LinkedIn, Facebook, Foursquare, Twitter, eBuddy, CNN e The Weather Channel.

Qualquer aplicativo desenvolvido para a plataforma Asha será compatível com os próximos smartphones lançados com esse OS pela Nokia, sem necessidade de novos ajustes. Uma primeira versão do SDK para a Asha já está disponível para os desenvolvedores.

Asha 501

O primeiro modelo com o novo sistema operacional é o Asha 501, cujo lançamento acontecerá em junho por 60 operadoras, em 90 países, incluindo o Brasil, com preço sugerido de US$ 99 (sem impostos). Trata-se de um modelo full touch, com tela de 3 polegadas, câmera de 3,2 MP e memória de 4 GB com entrada para cartão de memória de até 32 GB. Estará disponível em seis cores e em duas versões: single ou dual SIMcard.

Uma das novidades de interface do Asha 501 é a presença de duas telas de entrada, que podem ser trocadas arrastando o dedo para o lado. Uma é a tradicional, onde aparecem os ícones dos apps instalados, como em qualquer smartphone. E outra, batizada de Fastlane, apresenta as últimas aplicações acessadas pelo usuário, em formato que lembra os widgets.