A desenvolvedora móvel brasileira D-Wings criou uma plataforma para transformar arquivos PDF em aplicativos móveis nativos para Android e iOS. A ideia é oferecer a solução a um preço acessível para pessoas físicas e pequenas e médias empresas através de um site web totalmente self-service. O modelo de negócios e o preço ainda não foram definidos, mas vão incluir a publicação nas lojas de aplicativos. O lançamento está previsto para julho. A D-Wings está contando com o apoio da Aceleratech, uma aceleradora de empresas de tecnologia.

A plataforma foi batizada como AppItYourself e estará disponível em Português e em Inglês na web. A proposta é atender a diferentes finalidades, desde relatórios anuais, até cardápios de restaurantes, passando por encartes de redes varejistas, livros e revistas, dentre outras. O PDF pode ser incrementado com links para sites, vídeos, botões e vendas in-app, tudo editado pelo próprio cliente no portal web.

A Adobe também oferece uma solução para o desenvolvimento de publicações em tablets, voltada principalmente para revistas. João Marcos Oliveira, fundador da D-Wings, reconhece que a concorrente tem uma plataforma de qualidade, mas entende que seu custo de licenciamento é alto, o que atrai apenas grandes grupos editoriais, deixando de fora os pequenos. A intenção da D-Wings é oferecer uma solução de baixo custo.

A ideia de construir a AppItYourself surgiu depois de a D-Wings ter atuado por 20 meses como desenvolvedora de mais de 50 apps customizados para grandes empresas, como ESPN e Medley. "A impressão que eu tive é que, no desenvolvimento de apps customizados, o custo é maior que o valor percebido, a não ser no caso de grandes agências. Para entregar na data que as grandes marcas esperam, você precisa ter uma capacidade de produção muito boa, o que requer pagar bem e ser rápido. O valor acaba ficando alto. À exceção de grandes empresas, o resto não tem como pagar por isso", explica o executivo.

Desde a virada do ano, a D-Wings parou de realizar projetos para terceiros e centralizou seus esforços totalmente no novo projeto, como parte de um redirecionamento estratégico completo, com o apoio da Aceleratech.