A Vivo lança esta semana a Vivo Ads, sua nova plataforma de publicidade móvel. A operadora vai aproveitar a comunicação que já era realizada sobre o fim da franquia de dados de clientes pré e pós-pagos para oferecer bonificações de acesso à Internet móvel em troca da interação do consumidor com uma campanha publicitária. A interação pode consistir em assistir a um vídeo de um anunciante, responder a uma pesquisa ou instalar um app. A campanha virá junto com a comunicação padrão da operadora, como sendo uma alternativa para o assinante à compra de novos pacotes de dados.

O serviço de recompensa com dados em troca de interação com campanhas de mobile marketing foi batizado pela Vivo como "Data Rewards" e havia sido adiantado ao mercado na semana passada, durante o 15º Tela Viva Móvel, em palestra feita pelo diretor de serviços de valor adicionado e inovação da Vivo, Fernando Luciano.

A exibição de vídeos publicitários e a resposta a questionários de pesquisas acontecem dentro da interface da mensagem push enviada ao cliente. No caso específico de instalação de apps, o link remeterá à Vivo App Store, uma loja de aplicativos da Vivo que será anunciada oficialmente em breve. As novidades estão dentro da estratégia da operadora para este ano de 2016 que havia sido adiantada a este noticiário por Luciano em entrevista publicada em fevereiro passado.

Dados patrocinados

Junto com o Data Rewards a Vivo lança a modalidade "Dados Patrocinados", em que marcas podem arcar com o tráfego dos consumidores dentro de seus apps ou sites móveis. Bradesco e Netshoes foram os pioneiros a adotar isso no Brasil, após negociarem separadamente com as quatro grandes operadoras. A partir de agora, o acesso patrocinado passa a ser um produto de prateleira da Vivo, podendo entrar no ar em questão de dias após a assinatura do contrato.

Análise

O ano de 2016 está se notabilizando pela intensa movimentação das principais operadoras brasileiras em torno do segmento de mobile advertising, todas elas repensando a sua estratégia nessa área e reformulando sua oferta. Na semana passada a Claro anunciou o lançamento de sua nova plataforma para exibição de anúncios multimídia em tela ociosa. E em fevereiro foi a vez de a Oi apresentar uma nova plataforma para anúncios multimídia no formato de notificações push.

O smartphone é um canal de mídia que possibilita ações de marketing tão ou mais poderosas que aquelas realizadas na TV ou na web, porque podem ser ultrapersonalizadas e contextualizadas. O contato com sua base de dezenas milhões de assinantes e os vários momentos ao longo do mês em que a comunicação com eles se faz necessária constituem um ativo a ser explorado pelas operadoras em publicidade móvel. Diante do fato de que mais da metade da base brasileira possui smartphone, estava mesmo na hora de as teles acordarem para a oportunidade de explorarem serviços de mobile marketing.