As pessoas gradativamente estão trocando os livros em papel por e-books. E, dentro da plataforma digital, estão preferindo a leitura em suportes móveis, como tablets e celulares, em vez de laptops ou desktops. Um exemplo disso está nos números da Widbook, plataforma para publicação de autores independentes na qual 59% dos acessos atualmente provêm de dispositivos móveis. Desse total, 66,3% acessam através dos aplicativos para Android e iOS e 33,7%, por meio de browsers móveis.

A Widbook permite que qualquer pessoa publique seu próprio e-book, que fica disponível para leitura dentro da plataforma. É possível inclusive mostrar o processo de desenvolvimento de um livro, deixando em aberto os rascunhos para que os leitores acompanhem o trabalho do escritor ao longo do tempo. Hoje a Widbook tem mais de 200 mil membros no mundo inteiro, 20 mil obras em produção e 5 mil concluídas em mais de 50 idiomas diferentes. Cerca de 90% da base de usuários é composta por leitores e 10%, por escritores. É comum também a publicação de trechos de obras publicadas por editoras, como forma de promover suas vendas. Apesar do nome em inglês e do sucesso no exterior, a Widbook foi desenvolvida por empreendedores brasileiros e sua sede fica em Campinas.

App

A Widbook acaba de lançar uma nova versão do seu aplicativo para iOS. Entre as novidades estão uma linha do tempo de atividades, na qual o usuário acompanha notificações sobre interações de seus amigos em diversos livros, e uma nova área de troca de mensagens. A atualização do app Android está em desenvolvimento e a empresa planeja incluir no futuro a possibilidade de publicação de obras através do celular. Ou seja, o smartphone deixará de ser apenas um instrumento de leitura e passará a servir também para a produção e publicação literária.