A Sony apresentou nesta quinta-feira,9, dois novos smartphones para o mercado brasileiro, o Xperia X e Xperia XA. Anunciados em fevereiro em Barcelona durante o Mobile World Congress, mas com roll-out mundial a partir de maio, os produtos chegam ao País inicialmente apenas em versões dual sim.

Com lançamento previsto nas lojas do varejo online e offline no próximo dia 15 de junho, o Xperia X virá nas cores rosa, preto ou branco por R$ 3.799. Já o Xperia XA custará R$ 1.799 e terá opções em verde, rosa, branco ou preto. Ambos com tela de 5 polegadas, entrada Dual SIM (dois chips de operadora), Android Marshmallow (6.0), 4G e leitor biométrico lateral.

Para as operadoras, ficará reservado o modelo Single SIM de 64 GB do Xperia X.  A data e o preço de lançamento do modelo mais "parrudo" não foram definidos, explicou Joe Takata, diretor de produtos da Sony Mobile no Brasil, que passará a assumir função global na sede da empresa em Tóquio, Japão.

Nos dois produtos se destaca a tecnologia Qnovo para evitar vício de bateria. Como uma das apostas da empresa, a Qnovo garante um ciclo de vida duas vezes maior para a bateria. Além disso, a companhia japonesa trocou o material da parte de trás dos smartphones do vidro (Gorilla Glass) para metal. Isso dará melhor ergonomia no uso do handset com uma só mão.

O Xperia X possui processador Qualcomm Snapdragon 650, 3 GB de RAM, 32 GB de RAM (expansível para 200 GB com micro SD), bateria de 2.620 mAh, câmera traseira de 23 MP e frontal de 13 MP. Por sua vez, Xperia XA tem um processador Mediatek Helio X10, 2 GB de RAM, 16 GB de memória interna (expansível para 200 GB com micro SD), bateria de 2.300 mAh, câmera traseira de 13 MP e 8 MP na parte frontal.