A Gfk registrou um aumento de 39% nas vendas de dispositivos de telefonia no primeiro trimestre de 2021 no Brasil, um movimento puxado pelas vendas de smartphones (+36%). Contudo, Felipe Mendes, gerente da companhia de análise de mercado, atenta que o crescimento é em comparação com o mesmo período do ano anterior, ou seja, quando o setor foi afetado pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2).

O relatório destaca que o avanço da covid-19 bloqueou um crescimento das lojas físicas, uma vez que o comércio de rua foi novamente afetado pelas restrições. Ainda assim, se considerar a última semana de março de 2021 com o ano anterior, o comércio de rua cresceu 21% e o comércio online, 6%.

Confiança

A pesquisa revela ainda que a confiança do consumidor brasileiro com a economia está melhor: 63% acreditam em um panorama melhor em março de 2021, contra 51% em maio de 2020. Contudo, a análise da Gfk feita com 429 usuários destaca que os receios dos consumidores estão ligados a pandemia (51%), recessão e desemprego (36%) e desigualdade igualdade (31%).

“O consumidor segue preocupado com a pandemia. Todos os elementos de desconfiança estão na parte econômica”, afirmou Mendes. “A mensagem e o foco de chegar no consumidor passam por essa preocupação”, concluiu Mendes para um audiência formada basicamente por varejistas.