A diferença de vendas entre dispositivos equipados com sistema operacional Windows e aqueles com OS da Apple, que chegou a ser de 56 vezes em 2004 a favor da Microsoft, caiu de forma abrupta nos últimos oito anos, como mostra um estudo divulgado pela consultoria Asymco. O avanço da Apple na venda de dispositivos móveis como o iPhone e o iPad (equipados com o sistema iOS) e de notebooks Macbook fizeram com que o gap fosse reduzido para apenas duas vezes, trazendo a possibilidade de que, em breve, a Apple possa desbancar pela primeira vez a Microsoft da liderança de vendas de dispositivos eletrônicos.

Embora as vendas de PCs e outros aparelhos equipados com Windows nunca tenha efetivamente caído, nos últimos anos elas desaceleraram, enquanto o comércio de equipamentos da Apple avançou, em um primeiro momento impulsionado pela difusão de latpops e a partir de 2008 pela difusão de dispositivos móveis.

Segundo o estudo, é possível esperar, dentro de um ou dois anos, uma paridade entre as vendas de dispositivos com sistemas iOS e OS X e aquelas de devices equipados com o Windows. Ainda que a previsão da consultoria seja de que a base instalada do Windows permaneça predominante em um futuro próximo, a perda de hegemonia nas vendas pode acarretar consequências problemáticas para a Microsoft, tornando a empresa mais vulnerável na disputa por profissionais de ponta, e trazendo a possibilidade do surgimento de novas concorrentes.