O Spotify criou uma versão mais leve do seu aplicativo, batizada como Spotify Lite. O objetivo é oferecer uma experiência melhor para usuários com aparelhos Android de entrada, com pouca memória ou com restrições no uso de dados móveis. O Spotify Lite (Android) tem apenas 10 MB e está disponível para usuários com Android a partir da versão 4.3 na Google Play de 35 mercados, incluindo o Brasil. Ele roda paralelamente ao Spotify tradicional e pode ser acessado tanto por clientes da versão gratuita quanto da versão premium do serviço.

O Spotify Lite oferece alguns recursos extras, como estabelecer um limite de dados baixados, enviando uma notificação quando alcançado. Há também um botão para excluir rapidamente dados guardados em cache, liberando memória do aparelho.

O catálogo de músicas e a qualidade de streaming são os mesmos do app tradicional, garante a empresa.

Análise

É uma tendência mundial entre apps de grande popularidade o lançamento de versões leves para uso em mercados emergentes. Facebook, Twitter e YouTube também fizeram o mesmo. Aparelhos Android de entrada têm pouca memória, o que obriga o usuário a desinstalar apps para abrir espaço para novos downloads. Por isso, quanto menos memória o app ocupar, melhor. Outra solução é o lançamento de apps instantâneos, ou PWA.