O Spotify (Android, iOS) lançou a plataforma Spotify for Podcasters para todos os criadores de conteúdo da plataforma de streaming nesta terça-feira, 13. Até então, o serviço de gestão de podcasts estava disponível apenas para teste com alguns produtores.

O programa beta do Spotify for Podcasters foi lançado em 2018. Na época, 100 mil podcasters de 167 países  inscreveram-se no programa.

A solução chega com dicas via blog e conta no Twitter, além de acesso a dados mais apurados dos canais em um painel sobre seus ouvintes, tais como: gráficos de retenção por episódios; informações por idade, gênero e país dos usuários; quais os artistas favoritos dos ouvintes; além de mostrar detalhes sobre o crescimento de seguidores.

Vale lembrar, o Spotify tem uma plataforma similar para gestão destinada aos músicos e bandas, o Spotify for Artists (Android, iOS); além do serviço Spotify for Brands para investimentos e desenvolvimento de marca no streaming sueco; Spotify for Vendors, destinado aos comerciantes; e o Spotify for Developers com biblioteca de APIs para desenvolvedores.