O segmento móvel será responsável pela principal fatia de receita total no mercado de games no mundo, 49%. Os jogos em smartphones e tablets vão gerar cerca de US$ 93 bilhões em receita, num total de US$ 188 bilhões em 2023, segundo o novo estudo da Newzoo, Global Games Market Report, divulgado nesta terça-feira, 8. Trata-se de um crescimento modesto, de 0,8% na comparação com 2022. Já em quantidade de jogadores, os handsets contribuirão com 2,86 bilhões de pessoas de um total de 3,38 bilhões.

De acordo com o relatório, os publishers de jogos móveis continuam enfrentando desafios relacionados às últimas regras de privacidade de Apple e Google. De acordo com os especialistas que assinam o estudo da Newzoo, os desenvolvedores deste segmento e os profissionais de marketing foram forçados a corrigir suas estratégias e experimentar novas, interrompendo a tendência de imenso crescimento do segmento.

Newzoo

Mercado global de jogos móveis em 2023. Foto: divulgação/Global Games Market Report

Mercado como um todo e previsões para 2026

Já o mercado global de games vai gerar em 2023 cerca de US$ 188 bilhões, o que representa um crescimento de 2,6% na comparação com 2022. E o número de jogadores chegará a 3,38 bilhões neste ano, aumento de 6,3% ano contra ano. São 2,86 bilhões de jogadores mobile, 892 milhões de jogadores no PC e 629 milhões nos consoles.

A previsão do estudo é que haja uma ampliação do número de jogadores até 2026, em especial por conta de lançamentos transmídia que deverão continuar acontecendo – como os bem-sucedidos que aconteceram em 2023 Super Mario Bros e a série da HBO Last of Us. Sendo assim, o número global de jogadores continuará a crescer com um CAGR 2021-2026 de +4,3% para atingir 3,79 bilhões de jogadores em três anos.

O volume de jogadores pagantes também deve aumentar globalmente em 7,3%, para 1,4 bilhão de pessoas neste ano. E, sob uma perspectiva no médio prazo, a pesquisa enxerga que o número de pagadores em todo o mundo continuará a crescer com um CAGR (2021-2026) de +4,7% para atingir 1,66 bilhão de jogadores até o final de 2026.

A divisão de jogadores pelo mundo

Newzoo

Número de jogadores globais em 2023. Imagem: divulgação/Global Games Market Report

O mercado de Ásia-Pacífico responde por mais da metade dos jogadores em todo o mundo, 53% mais precisamente, ou 1,79 bilhão de pessoas, graças a grandes mercados como Índia e China e países altamente engajados em jogos como Japão e Coréia do Sul. Muito atrás, estão: Oriente Médio e a África, com 574 milhões (17% da fatia); Europa, com 447 milhões (13%); América Latina, com 335 milhões de jogadores (10%); e América do Norte, com 237 milhões (fatia de 7%).

O estudo explica que os mercados menos maduros – Oriente Médio e África e América Latina – terão o maior crescimento de jogadores em 2023, ou +6,1% e +12,3%, respectivamente. Entre os fatores que impulsionam esse crescimento estão uma melhor infraestrutura de Internet móvel, Internet móvel mais acessível e possível de pagar, além da ascensão da classe média. A disponibilidade de jogos como uma atividade recreativa acessível, graças ao modelo free-to-play e à crescente população de usuários de smartphones, também está contribuindo.

Jogos em nuvem

O relatório da Newzoo diz que os jogos em nuvem são um mercado crescente dominado por alguns serviços que representam a maioria dos usuários pagantes. Esse mercado tem potencial para acumular 43,1 milhões de usuários pagantes até o final de 2023, com esse número crescendo para 80,4 milhões até 2025.