Depois que passou a usar a solução GoTo Connect, em 2021, a Fiotec – fundação privada sem fins lucrativos para dar apoio aos projetos de ensino, pesquisa, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – economizou 20% em custos com telefonia na comparação com o que havia anteriormente.

A Fiotec passou de um sistema tradicional de telefonia fixa para um em nuvem com a possibilidade de realizar videoconferência, mensagens e outros recursos de Comunicação e Colaboração Unificada (UCC). Neste caso, a solução permite que o colaborador use tablet, computador ou smartphone. Basta ter uma conexão com a Internet.

A GoTo Connect, além da economia, permitiu que o modelo de trabalho dos colaboradores da empresa se tornasse flexível. Os cerca de 400 usuários, baseados no Rio de Janeiro e em Brasília, cidades onde a Fiotec tem escritórios, puderam trabalhar remotamente sem prejudicar a continuidade das operações.

Para isso, os colaboradores receberam novos dispositivos móveis da empresa, onde usam o app da GoTo para realizar e receber chamadas de qualquer lugar.

Outro ponto reforçado por Ricardo Speroto, coordenador de infraestrutura da Fiotec, foi a facilidade de usar a solução, permitindo que até os mais resistentes a novidades tecnológicas adotassem a ferramenta. E desde a implementação da plataforma no início de 2021, a gestão da telefonia se tornou centralizada, zerando problemas ou chamados.

Antes, a Fiotec tinha questões com o serviço da operadora e com a infraestrutura básica do PABX – que exigia manutenção complexa em especial para encontrar as peças de substituição para aparelhos, segundo Speroto.