Os novos smartphones do Google, Pixel 3 e Pixel 3 XL, serão os primeiros produtos a contar com a tecnologia Google Duplex, que consiste em um assistente virtual que realiza chamadas telefônicas no lugar do usuário. Essa solução, que combina inteligência artificial e processamento de linguagem natural, havia sido apresentada em maio, durante a conferência para desenvolvedores Google I/O. Na demonstração feita na ocasião, o assistente ligou para um salão de beleza, falou diretamente com a funcionária do estabelecimento, que nem percebeu se tratar de um robô, e marcou um corte de cabelo para o usuário. Em outra demonstração no Google I/O, o assistente reservou uma mesa em um restaurante. O Google Duplex será oficialmente lançado nas próximas semanas, inicialmente nos EUA e funcionando apenas nos dois referidos smartphones, que foram apresentados nesta terça-feira, 9, à imprensa.

Além do Google Duplex, os dois aparelhos contarão com uma outra tecnologia batizada de “call screen”. Com ela, o usuário pode determinar que o assistente atenda no seu lugar uma chamada indesejada. Pela própria tela do aparelho, o usuário escolhe o que o assistente deve dizer, e consegue ler em tempo real o que diz a pessoa que está ligando. É um jeito de não precisar mais falar com nenhum atendente de telemarketing ativo.

O Pixel 3 e o Pixel 3 XL têm telas de 5,5 e 6,3 polegadas, respectivamente. Os dois são os primeiros a terem a nova versão do Android: 9.0 (Android Pie). Eles vêm com processador Snapdragon 845; 4 GB de RAM; módulo de segurança Titan M; câmera traseira de 12,2 MP e duas câmeras frontais de 8 MP. As baterias do Pixel e 3 do Pixel 3 XL são de 2915 mAH e 3430 mAH, respectivamente.

Um dos destaques dos aparelhos são suas câmeras e os softwares que as acompanham. A câmera dupla frontal permite tirar selfies de grupos com mais facilidade. Os aparelhos trazem uma solução chamada “top shot”, que registra automaticamente algumas fotos antes e depois do disparo e que usa inteligência artificial para recomendar a melhor de todas, em geral aquela com sorrisos e nenhum olho fechado. Os smartphones contam ainda com zoom de alta resolução e uma solução para melhorar fotos em ambientes de baixa luminosidade.

Os aparelhos estão em pré-venda na loja online do Google e chegam às lojas físicas dos EUA dia 18 de outubro. O Pixel 3 custa a partir de US$ 799 e o XL, a partir de US$ 899 . Em novembro serão lançados nos seguintes mercados: Alemanha, Austrália, Canadá, Cingapura, Espanha, França, Índia, Japão, Irlanda, Itália, Reino Unido e Taiwan.