Reinaldo Sakis - IDC

Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria no IDC Brasil

Uma pesquisa da IDC sobre o mercado financeiro e suas fintechs revelou que 65% dos brasileiros usaram o app no celular para abrir uma conta bancária ou contratar serviço bancário no app, mas 58% ainda preferem usar a agência bancária. A questão de múltipla escolha apontou que 52% dos usuários optam por fazer essas operações no PC; 15%, por telefone (voz); e 10%, em loja de departamento. Encomendada pelo PayPal, a enquete online ouviu mais de 1 mil pessoas de Brasil, Colômbia e México em maio deste ano, com pessoas acima de 18 anos e membros da classe socioeconômica A, B e C. A margem de erro é de 3 a 5 pontos percentuais.

61% dos brasileiros já usaram uma carteira digital em algum momento, contra 31% que não usaram e 8%, que não conhecem isso. Neste ponto, destaque para os brasileiros com mais de 60 anos, com 45% deles já tendo usado uma e-wallet, oito pontos percentuais acima da média da América Latina (37%).

56% dos brasileiros usam serviços bancários de instituições sem agências. Entre os 44% que não usam, os motivos são: não conheço empresas desse tipo (64%), não confiam (25%), se preocupam por não ter nada físico na empresa (22%), preocupam-se com os dados (22%) e acreditam que os benefícios dos bancos tradicionais são maiores (13%).

“Em resumo, o mercado tem potencial na América Latina. Tem soluções, cresce em celulares (mais de 250 milhões de smartphones na América Latina). Temos um alto índice de jovens querendo usar o celular. Seis em cada dez brasileiros já usaram alguma carteira digital no País”, disse Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria da IDC Brasil.

Uso de cartões no Brasil

O estudo também buscou mostrar hábitos dos brasileiros no ato do pagamento. De acordo com a IDC, 45,3% usam cartões de crédito e débito separados, 28,6% cartões combo (crédito + débito), 15,3% usam apenas cartão de débito, 8,3% apenas cartão de crédito e 2,5% não usam cartão algum.

57% usam com mais frequência o cartão de crédito; 43% o cartão de débito. 35% dos brasileiros preferem pagar em lojas físicas com o cartão de débito, ante 40% que preferem com crédito.

Os principais motivos para uso do cartão de crédito entre os brasileiros são: prazos e condições (66%), programas de pontos e recompensas (50%) e controle financeiro (48%). No débito aparecem controle financeiro (58%) e salário em conta (55%).

Em compras online abaixo de US$ 50, o cartão de débito (39%) tem empate técnico com o cartão de crédito (41%). Mas quando passa dos US$ 50, o cartão de crédito é o amplo favorito com 73% das respostas.

América Latina

Considerando o recorte latino-americano da pesquisa (Brasil, Colômbia e México), a maioria dos consumidores usa cartão de débito vinculado à sua carteira virtual (59%). Outro dado de destaque é que 11% dos empréstimos pessoais mais recentes da amostra foram solicitados por meio de um smartphone e 7% por meio de uma fintech. Mas 24% deles já consideram o celular o método preferencial no futuro.

Em pagamentos, 49% dos brasileiros também preferem utilizar o celular para pagar um boleto, mesma média na América Latina. Em agência física, o serviço favorito dos latino-americanos é o depósito de cheque, com 59%.

A preferência por usar a agência bancária é maior entre as pessoas acima de 60 anos de idade (78%), seguida de perto dos jovens de 18 a 24 anos (66%). Mas há empate na preferência entre agência e celular na faixa etária de 25 a 29 anos (58%) e empate técnico de 30 a 39 anos (51% a 53%).

66% das pessoas de 18 a 24 anos de idade já usaram uma carteira digital na América Latina.

“A ideia desse projeto era entender o que o banco do futuro e uma fintech podem trazer para o consumidor. A pesquisa mostrou uma fotografia”, completou Sakis.

Vale destacar o potencial de provedores de conectividade móvel na região, uma vez que mais de 39% dos adultos pesquisados no Brasil, Colômbia e México informaram contratar planos pós-pagos de telefonia móvel.