O PayPal (Android, iOS) agora aceita o cadastro de cartões de débito em suas contas no Brasil. Assim, seus usuários passam a poder fazer compras online com cartões de débito nos sites que aceitam PayPal como meio de pagamento.

O cadastro segue o mesmo passo a passo daquele para os cartões de crédito na plataforma do PayPal. A diferença é que ao adicionar o número da tarjeta, o portador precisa marcar se está cadastrando a função de débito ou de crédito. Se quiser usar ambas, precisa realizar o cadastro duas vezes. No momento do pagamento com PayPal, o consumidor escolhe se quer pagar com débito ou crédito, caso tenha cadastrado ambas as funções.

A novidade vale inicialmente para cartões de débito emitidos por Itaú, Bradesco, Caixa, Next, C6 e Inter. O PayPal trabalha para adicionar outros emissores em breve.

“Criamos essa solução só para o Brasil, por ser o único país do mundo que tem um plástico com as duas funcionalidades”, relatou Carlos Nomura, head de pagamentos do PayPal no Brasil.

Todos os 350 mil sites que aceitam PayPal no País passam automaticamente a aceitar pagamentos por débito com essa solução. Serão praticados com os lojistas as mesmas taxas e prazos de recebimento acertados para os pagamentos com crédito via PayPal.

Números

O PayPal tem hoje 346 milhões de contas ativas no mundo, sendo 10,2 milhões na América Latina, das quais 4,3 milhões estão no Brasil. A adoção de cartão de débito abre espaço para o crescimento da base do PayPal no País. Nomura estima que haja 38 milhões de pessoas que possuem apenas cartão de débito no Brasil e outros 20 milhões com cartões múltiplos, mas com a função de crédito desativada. Ou seja, há 58 milhões de potenciais novos usuários para a empresa de pagamentos com o cadastro de cartão de débito.

PIX

Nomura garante que o PayPal vê com bons olhos a chegada do PIX e que trabalhará para adicionar essa opção de pagamento para seus usuários no Brasil.

“Apoiamos e gostamos da iniciativa do PIX. Queremos estar sempre abertos à maioria dos meios de pagamento online, para que as pessoas possam pagar como preferirem”, comentou.