No futuro, até as camisetas que vestimos estarão conectadas à Internet. Um protótipo do que está por vir é a "Tshirt OS", projeto criado pela grife inglesa Cute Circuits e patrocinado pela marca de whisky Ballantine´s. A Tshirt OS contém uma tela de LED embutida em sua malha de algodão, assim como um pequeno processador e uma bateria removível. A camiseta é controlada via Bluetooth por um aplicativo instalado no smartphone que o usuário carrega no bolso (neste primeiro protótipo foi usado um iPhone). É possível programar a camiseta para exibir fotos contidas na memória do celular ou mensagens em tempo real de redes sociais como o Twitter. Outra possibilidade é mostrar os nomes das músicas executadas pelo iTunes daquele iPhone. O projeto original inclui ainda a adição de uma câmera e de um microfone à camiseta. Ou seja: a própria camiseta poderá gerar conteúdo, captando imagens e sons à sua volta e gravando no celular do seu dono.

Foram produzidos três vídeos publicitários da Ballantine´s para promover a ideia, em Londres, São Paulo e Cidade do México, todos disponíveis no YouTube. A ideia é medir o interesse do público pelo produto. Dependendo da repercussão, a camiseta será fabricada em larga escala para venda comercial e uso em promoções da marca de whisky, que detém os direitos sobre o projeto. O filme de São Paulo foi produzido pela EC, agência digital da marca Ballantine´s no Brasil.

Essa não é a primeira campanha da Ballantine´s em mobilidade. "A marca tem vários projetos envolvendo tecnologia e criatividade", relata Victor Aragão, um dos responsáveis pela campanha na EC. No ano passado, a marca de whisky promoveu a realização do que considera ser a primeira tatuagem interativa do mundo: seu desenho, feito por um tatuador francês, contém um QR code que gera uma animação se escaneado por um iPhone.