Um novo aplicativo promete ajudar na pesquisa para a cura do câncer, o DreamLab (Android). Criado pelo Garvan Institute of Medical Research da Austrália em parceria com a Vodafone Australia, o app usa os smartphones dos usuários para criar um ‘supercomputador’ com intuito de analisar pesquisas de combate ao câncer.

De acordo com a operadora australiana, cada smartphone recebe uma fração da pesquisa para resolver enquanto está na tomada e com 100% de carga, os resultados são enviados à equipe da Garvan. O usuário pode escolher qual pesquisa deseja ajudar (câncer de mama, ovário, pancreático, próstata e etc.) e verificar quanto tempo seu handset colaborou para o projeto.

A função em si do supercomputador comunitário é acelerar os estudos de combate ao câncer. Como exemplo, Vodafone e o instituto de pesquisas médicas afirmam que com apenas 1 mil pessoas usando o aplicativo DreamLab, as equações sobre câncer serão resolvidas 30 vezes mais rapidamente.

Para os assinantes de planos da Vodafone Australia, a companhia telefônica não cobrará o uso de rede móvel durante as ações do app. Os demais usuários de redes móveis podem aderir ao app gratuitamente, mas a empresa lembra que os dados móveis do celular ou rede Wi-Fi serão usados para envio das informações ao Garvan, algo que pode acarretar cobrança adicional das operadoras ou provedoras de rede em suas localidades.