A empresa de segurança digital Avast fez uma experiência nos EUA para descobrir o que acontece com celulares perdidos. A empresa "esqueceu" 20 celulares Android em locais públicos de Nova Iorque e São Francisco, metade em cada cidade. Todos os aparelhos tinham contatos e mensagens de seus donos para que pudessem ser devolvidos. E todos continham três apps de segurança: o Avast Anti-Theft, o Lookout Mobile Security e o Clean Master.

Os telefones foram abandonados em abril passado e acompanhados desde então pelo Avast Anti-Theft. Dos 20 aparelhos, somente quatro foram devolvidos. 15 foram restaurados para seus padrões de fábrica e um seguiu sendo usado sem que nada fosse apagado. Onze permaneceram ligados por pelo menos 24 horas depois de abandonados, o que seria tempo suficiente para serem recuperados.

A empresa afirma que dos três apps de segurança instalados somente o seu resistiu à restauração para padrões de fábrica, o que permitiu que os telefones continuassem a ser monitorados. Dois saíram dos EUA: um foi parar em Mumbai, na Índia, e outro, na República Dominicana. Um terceiro aparentemente está sendo usado por um taxista em São Francisco. E um quarto ficou dois meses desligado e só no terceiro mês voltou a ficar on-line, o que indica que talvez tenha passado um tempo em uma prateleira de alguma loja de eletrônicos usados, aguardando ser vendido. O aplicativo da Avast permitiu tirar uma foto do novo dono, sem que este notasse – um "theftie", como a empresa chama as fotos tiradas de quem rouba um celular.