As operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi anunciaram no sábado, 7, que abriram suas redes em roaming no Amapá para facilitar a comunicação dos usuários atingidos pelo apagão no estado. Desde a noite de terça-feira, 3, o Amapá está sem eletricidade por conta de um incêndio na principal estação de energia local. Com a medida, os clientes de uma operadora poderão utilizar as redes das outras sem pagar nada pelo serviço.

De acordo com a Conexis Brasil Digital, a nova marca do SindiTelebrasil, entidade que representa o setor de telecomunicações no país, as empresas também estão sendo atingidas pelo problema. Isso porque elas dependem de eletricidade para oferecer os seus serviços e têm tido dificuldade no acesso à energia e a combustível para o geradores.

Segundo afirmou o ministro das comunicações Fabio Faria, em sua conta no Twitter, os serviços de telecomunicação estão funcionando por geradores. Ainda de acordo com a rede social do ministro, a pasta tem atuado junto ao comitê de crise criado pelo Ministério de Minas e Energia para viabilizar combustível para os geradores das operadoras de telecom.

Leia aqui reportagem completa de Marcos Urupá, da Teletime, sobre o assunto.