Experiência em realidade virtual feita para jornalistas e funcionários da Visa simulou como será a ativação no Catar. (Crédito: Visa/divulgação)

Entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, o Catar espera receber 1,2 milhão de pessoas para a Copa do Mundo. Na cidade de Doha, fãs de futebol poderão levar para casa uma lembrança diferente: um NFT ligado a uma arte digital gerada a partir das suas jogadas em uma partida de futebol.

Criada pela Visa, a ativação poderá ser visitada durante o FIFA Fan Fest, evento em que jogos são exibidos em telões em diferentes locais no país anfitrião. Produzida com uma tecnologia de rastreamento do corpo, a arte digital é desenvolvida de acordo com os movimentos da pessoa. Para isso, times de seis jogadores se enfrentarão em partidas de quatro minutos em uma miniquadra interativa.

“Você vai poder dar uma bicicleta, o que quiser. É uma quadra onde você vai interagir e essa interação é dinâmica, vai se formar de acordo com seus movimentos, o que cria o efeito desta arte dinâmica”, explicou Rodrigo Bochicchio, diretor executivo de marketing da Visa. “É uma quadra tecnológica de LED. Todo aquele movimento vai ser traduzido através de algoritmos, e esses algoritmos vão se transformar em uma arte digital. A pessoa vai poder, inclusive, influenciar no nível de complexidade.”

A arte digital será convertida em NFT e transferida para a pessoa em uma carteira digital na Crypto.com (Android, iOS), o que vai demorar de sete a 14 dias. Quem for de países em que não é possível criar uma conta na plataforma, poderá optar por levar apenas uma cópia, que pode ser impressa. Os fãs terão à disposição as cores das 32 seleções que disputam a Copa do Mundo para utilizar nas obras.

“Para essa edição da Copa do Mundo no Catar, resolvemos unir três coisas essenciais: futebol, arte e tecnologia. A arte chega de uma forma inovadora, numa arte dinâmica, e a tecnologia associada à NFT, que está ligada a esse mundo de meio de pagamentos”, disse. “Buscamos sempre trazer inovação através desses eventos que a Visa patrocina dentro do esporte”, contou sobre a estratégia da companhia.

Leilão de NFTs

Encerrou na última terça-feira, 8, um leilão de NFTs, na Crypto.com, criados pela Visa especialmente para essa edição da Copa do Mundo, cujo dinheiro arrecadado, US$ 9,3 mil, será doado para a ONG Street Child United, que cuida de crianças em situação de rua. Cinco jogadas emblemáticas feitas em edições anteriores foram transformadas em artes digitais, parecidas com aquelas que os fãs poderão criar no FIFA Fan Fest, em Doha. 

Arte digital criada a partir do gol do americano Michael Owen (crédito: Visa/divulgação)

As jogadas premiadas foram de: Carli Lloyd (Estados Unidos) contra o Japão, em 2015; Tim Cahill (Austrália), em 2014, contra a Holanda; Maxi Rodrigues (Argentina) contra o México, em 2006; Jared Borghetti (México) contra a Itália, em 2002; e Michael Owen (Inglaterra) contra Argentina, em 1998.

Os fãs que arremataram as artes digitais também levaram para casa souvenires dos jogadores, como camisa, chuteira, autobiografia e revistas ilustradas, dependendo da arte escolhida, além de um arquivo de alta qualidade do NFT. Eles também vêm com o registro de qual Copa o gol foi feito, a data e o minuto do jogo.