A Americanas é o primeiro grande e-commerce brasileiro a aceitar pagamento com Pix. Os clientes agora encontram o Pix como uma das opções de pagamento na compra de qualquer produto do site. Na hora do check-out, é gerado um QR Code dinâmico para ser escaneado pelo aplicativo da instituição financeira usada pelo cliente. É utilizada uma plataforma fornecida pela Ame para a venda com Pix.

Nas lojas físicas da rede, dez unidades no Rio de Janeiro e São Paulo estão aceitando pagamento com Pix em caráter de teste. A ideia é expandir nas próximas semanas para todas as 1,7 mil lojas do grupo.

Exemplo da tela de checkout do site da Americanas com pagamento por Pix

Análise

O Pix tende a substituir outros meios de pagamento e transferências que forem mais difíceis, demorados e caros. A primeira vítima são as transferências interbancárias por TED e DOC. A segunda, provavelmente, serão as compras online por cartão de débito ou boleto. O pagamento com cartão de débito online complicado, requer muitos passos e tem um risco de fraude relativamente alto. Por sua vez, o boleto leva até dois dias úteis para ter o pagamento confirmado – além de custar mais caro que o Pix para o comerciante. Portanto, é esperado que a iniciativa da Americanas seja seguida gradativamente por outros sites de comércio eletrônico.

Sobre o uso do Pix para os pagamentos presenciais, vale ler a análise sobre o papel das redes de adquirência no ecossistema desse novo meio de pagamento publicada em Mobile Time. A adesão da população vai depender do quão fácil for usar o Pix através das maquininhas. A princípio a experiência ainda não é tão amigável e rápida quanto àquela com cartão, especialmente quando utilizado o pagamento por aproximação para valores baixos, nos quais a digitação da senha é dispensada. No Pix, o cliente precisa abrir o app do seu banco, encontrar a opção Pix no menu e o botão de leitura de QR Code. Com cartão, basta tirar da carteira a aproximá-lo da máquina de POS. Porém, por outro lado, é melhor (e mais higiênico, em tempos de pandemia) pagar com Pix do que com dinheiro vivo, o que pode tornar o pagamento instantâneo uma alternativa para pessoas que têm contas digitais, mas não cartão de crédito.