Campanhas de publicidade móvel para promover a instalação de aplicativos consumirão US$ 51,6 bilhões em investimento no mundo este ano. O montante representará um crescimento de 33% em relação aos US$ 38,9 bilhões registrados em 2018. Para 2020, esse mercado crescerá 24%, alcançando US$ 64,1 bilhões. As previsões foram calculadas pela AppsFlyer, empresa especializada no processo de atribuição, processo para monitorar justamente a eficiência de campanhas de aquisição de usuários móveis.
Como consequência, continuará crescendo o volume de instalações não-orgânicas, como são chamados os downloads de apps gerados a partir de campanhas de publicidade móvel. Em 2018, a AppsFlyer estima que houve 24,7 bilhões de downloads não-orgânicos de apps móveis no mundo. Essa quantidade aumentará 27% em 2019, chegando a 31,5 bilhões. E em 2020 serão 37,3 bilhões, aumento de 18%.
A AppsFlyer atribui o crescimento das campanhas de instalação às categorias de games e de apps de comércio móvel. No caso dos jogos, o lançamento de smartphones com performance cada vez mais poderosa e preços menores tem estimulado o download de games em mercados emergentes. De 2016 a 2018, a participação dos jogos no total de instalações não-orgânicas passou de 27% para 34%, informa a AppsFlyer. A categoria de m-commerce, por sua vez, está em alta por conta da entrada de grandes e médias varejistas no mundo móvel, com apps que procuram fazer a ponte entre as lojas físicas e a vida digital dos consumidores.