A receita mundial com publicidade móvel para instalação de aplicativos vai dar um salto de US$ 57,8 bilhões em 2019 para US$ 118 bilhões daqui a três anos. A projeção do aumento de 104% é da AppsFlyer. O número de downloads de aplicativos móveis também está aumentando: de 204 bilhões em 2019 para cerca de 258 bilhões esperados em 2022, de acordo com a App Annie. Da mesma forma, a receita nas lojas de aplicativos também cresce: foram US$ 120 bilhões em 2019, mais que o dobro de 2016.

A importância da publicidade será cada vez maior porque as chances de um app ser descoberto na loja de aplicativos cada vez menor, conforme aumenta seu acervo.

América Latina e Brasil

Na América Latina, a receita com publicidade móvel para instalação de apps em 2019 foi de US$ 3,1 bilhões e a previsão é de que alcançará US$ 7 bilhões em 2022, crescimento médio de 30% ao ano.

O Brasil representou mais da metade dos investimentos em instalação de apps em toda a América Latina em 2019: US$ 1,8 bilhão. A soma brasileira é relativamente baixa, uma vez que o custo da mídia no País é de US$ 0,75 por instalação.

Metodologia

O modelo preditivo da pesquisa baseia-se nos dados da própria AppsFlyer, que inclui 30 bilhões de instalações não orgânicas, US$ 48 bilhões em gastos com publicidade e 72 mil aplicativos na amostra 2017-2019. Também são usados outros parâmetros, como dados sobre participação no mercado de atribuição móvel de terceiros, previsão de custo por instalação por região, número de aplicativos nas lojas e número de instalações.

Todo o conjunto foi dividido nas duas categorias: participação no mercado de atribuição de instalações não orgânicas (excluindo dados analíticos do Firebase e Facebook para aplicativos) e mercado de não atribuição (instalações orientadas para o marketing que não foram medidas através de um provedor de atribuição para celular). Para ver o relatório completo, clique aqui.