Um aplicativo móvel brasileiro está ajudando a mapear os milhões de redes Wi-Fi espalhadas pelo mundo. Trata-se do ZonaGrátis, disponível no Android Market também com os nomes de FreeZone (para o mercado norte-americano) e ZonaLivre (para o público hispânico). O software, cujo download é gratuito, transforma o celular do usuário em um rastreador de hotspots Wi-Fi, coletando informações para seu banco de dados. Em troca, facilita a conexão automática do aparelho às redes Wi-Fi públicas validadas em sua lista. Em menos de um ano de existência, o ZonaGrátis mapeou 150 milhões de hotspots ao redor do mundo, dos quais 1,2 milhão já foram validados e podem ser acessados livremente pelos usuários do app. Todos são georeferenciados, podendo ser visualizados em um mapa.

Além das redes abertas, o app permite que os usuários cadastrem redes fechadas, mas que sejam públicas, e informem suas senhas para que outras pessoas possam acessá-las automaticamente pelo serviço. É o caso, por exemplo, de hotspots em alguns hotéis, restaurantes e consultórios médicos.

Até o momento houve mais de 1,2 milhão de downloads do software. Diariamente, cerca de 250 mil pessoas acessam o serviço várias vezes, somando aproximadamente 5 milhões de sessões. Em torno de 30% do tráfego vem de usuários nos EUA e outros 30%, no Brasil.

O ZonaGrátis foi idealizado e desenvolvido por Andreas Blazoudakis, fundador da Yavox e que recentemente assumiu o cargo de diretor de Internet da integradora brasileira Movile. Em uma primeira fase, o executivo viajou pela costa europeia mapeando por conta própria as redes Wi-Fi que encontrava pelo caminho. A segunda fase consistiu no lançamento do aplicativo para Android, permitindo que a própria comunidade de usuários abastecesse de conteúdo o banco de dados do serviço. Para iPhone, o ZonaGrátis é acessível via web, em um site em HTML5.

Com a contratação de Blazoudakis pela Movile, o ZonaGrátis passará a ser um produto da integradora brasileira. A nova fase de evolução do projeto começa agora e visa a geração de receita. O caminho é explorar publicidade em um portal web que é aberto como página inicial de toda sessão de navegação realizada com a ajuda do software.

MeuChip

Outro app criado por Blazoudakis e incorporado pela Movile é o MeuChip, que indica a operadora móvel dos contatos na agenda telefônica do usuário. O app existe também para Facebook: neste caso, ele gera uma agenda com os telefones dos amigos do usuário na rede social. Os dados do app Android e do Facebook podem ser cruzados automaticamente. O MeuChip tem 200 mil usuários em Android no Brasil e 1,7 milhão no Facebook. Uma versão em inglês chamada de MyChip está fazendo sucesso no Facebook na Índia, onde conta com mais de 600 mil usuários. Esta semana foi lançada o MiChip, para a comunidade hispânica no Facebook.

Blazoudakis também passa a ser o responsável pela Zeewe, loja de aplicativos em HTML5 desenvolvida pela Movile. "Queremos construir a maior plataforma integrada de telecom e Internet das Américas", diz o executivo.