Uma das muitas resoluções de começo de ano para músicos profissionais, estudantes e amadores é: “vou montar uma banda”. No entanto, isso não dura até março pela dificuldade de encontrar parceiros com gostos musicais similares ou por diferentes níveis técnicos no domínio do instrumento.

Porém, aplicativos como Fleeber (Android e iOS) surgiram para ajudar na criação de novos projetos musicais. Existem diversos aplicativos do gênero na web como Jamseek, BandFriend e MuSeek, mas Fleeber é nacional e possui um formato convidativo – similar às redes sociais.

No app, o usuário pode procurar mais facilmente por músicos em sua região via geolocalização, ver o perfil deles por gênero musical, instrumento que toca, gravações publicadas, pessoas relacionadas ao seu perfil e começar a conversar para marcar ensaios.

Além da busca por pessoas, o aplicativo permite encontrar estúdios, casas de show, escola de música, lojas de instrumentos, luthiers (conserto de instrumentos), equipes de foto e vídeo, produtores musicais, aluguel de equipamentos de som e vídeo e outros serviços ou profissionais.

Do lado empresarial, vale ressaltar que o app possui um bom potencial em marketing – pouco explorado ainda. Vendo por cima – comentários, perfis e postagens de conteúdos – a plataforma atinge o público jovem, mas também os mais velhos que querem interagir com músicos. Falta à plataforma outras melhorias, como atualizações esporádicas promovidas por ela aos usuários, com dicas e sugestões – como ocorre nos programas das operadoras Claro Música e Vivo Música.

E há melhorias de usabilidade a serem feitas, como apertar o botão home e voltar ao topo da página, postagens em grupos, melhoria nos filtros de buscas, tags e botões mais fáceis de utilizar nas conexões e postagens.