Foto: Assessoria Cielo

Rogério Signorini, diretor geral da Braspag e diretor de e-commerce e canais digitais da Cielo

A Cielo está lançando um kit de desenvolvedor aberto (SDK) para facilitar a integração dos comerciantes às soluções de e-commerce da adquirente, como APIs de 3DS 2.0 e de QR Code. Em conversa com o Mobile Time, o diretor de comércio eletrônico e canais digitais da Cielo e diretor geral da Braspag, Rogério Signorini, explicou o papel do SDK.

“Lançamos o primeiro app de pagamento em 2010. E estávamos colocando o e-commerce em uma plataforma nova. A última que fizemos foi encapsular todo o e-commerce (serviços) em um SDK. Isso fecha esse ciclo de inovação”, disse o executivo. “Fizemos testes internos e com (empresas) coligadas à Cielo. E agora estamos lançando o SDK para todos”.

Por meio de um repositório no GitHub, o kit pode ser acessado por qualquer desenvolvedor que tenha cadastro na biblioteca de códigos – via aba repositories.  Totalmente gratuito e aberto, o SDK da Cielo tem as seguintes APIs: autorização, cancelamento e captura, 3DS 2.0, antifraude, tokenização, consulta bin, zero auth e QR Code.

3DS 2.0 e QR Code

Nota-se que os principais diferenciais do SDK são as APIs de 3DS 2.0 e de QR Code. No 3DS 2.0, o código aberto da Cielo está apto para uso das três bandeiras (Elo, Mastercard e Visa). O diretor de e-commerce acredita que a solução trará um salto considerável para a compra em débito no e-commerce, uma vez que garante mais segurança a todas as partes: bancos, comerciantes e usuários.

“Temos o 3DS rodando já com um varejista de gift card. Mas acredito que o grande impulsionador do 3DS 2.0 será o débito”, explicou. “Trará melhoria nas transações do débito (recorrente e parcelado) como um todo, pois traz o débito para o e-commerce uma forma segura. Vão surgir vários casos de uso”.

Por sua vez, no código QR, Signorini explica que a API permite uso “intercambiável”. Ou seja, quando o e-commerce usar a API da Cielo e o consumidor usar o QR como modo de pagamento, o celular mostrará uma janela com todas as carteiras disponíveis para a transação.