A Proxama, uma empresa britânica especializada em marketing de proximidade móvel, firmou uma parceria com o Google nesta semana para lançar o My Stop, um serviço que informa passageiros sobre transportes públicos na tela de seus dispositivos móveis.

Inicialmente apenas passageiros dos ônibus londrinos terão acesso ao serviço, que dará atualizações de rotas, assim como enviará notificações de lembranças quando estiverem próximos do ponto.

O novo programa utiliza a tecnologia do beacon Bluetooth Eddystone e enviará aos passageiros de ônibus de Londres informações em tempo real para seus tablets e smartphones Android ou iOS.  Para receberem as notificações, os usuários devem estar com Bluetooth ligado e terem o navegador Google Chrome instalado, sem a necessidade de baixarem apps.

A ideia do projeto é adicionar novos usuários à “Physical Web”, uma rede capaz de integrar as pessoas e seus dispositivos móveis à Internet das Coisas. Além do web app em Londres, a empresa da Califórnia está realizando testes em Santa Barbara.

Para as empresas, My Stop é uma nova oportunidade para alcançar o público-alvo em campanhas publicitárias misturando o mundo on-line com o mundo off-line. Elas poderão fazer propagandas através do aplicativo web da companhia britânica.