A Toing, marca de conteúdo móvel da PMovil, lançará em maio um serviço de clube de aplicativos móveis Android que estará disponível nos 18 países da América Latina onde a empresa atua. O catálogo contará com cerca de 1,2 mil títulos, dos quais aproximadamente 400 são pagos na Google Play. Há entre eles muitos utilitários conhecidos de fitness, assim como jogos da Gameloft e da EA, informa Fabian de la Rua, CEO da PMovil. O modelo será de assinatura semanal, na faixa entre US$ 1 e US$ 1,5, que dará direito ao download e à utilização ilimitados de todo o catálogo enquanto o assinante estiver adimplente. O uso de DRM impedirá que os apps sejam abertos se o usuário parar de pagar. E a cobrança será feita diretamente na conta telefônica, aproveitando os acordos de carrier billing que a PMovil possui na região. A receita será dividida entre as teles e a PMovil, que por sua vez vai compartilhar a sua parte com a fornecedora da plataforma, uma empresa estrangeira cujo nome ainda não pode ser revelado por razões contratuais.

"O clube de apps é a evolução natural do modelo de assinatura de conteúdo móvel. O passo lógico é oferecer um pacote de 'all you can eat', ou 'all you can app', como dizem", comenta de la Rua. A empresa também pretende oferecer o clube de apps no formato white label para operadoras da região.

A proposta segue o mesmo modelo utilizado pelas operadoras brasileiras com uma plataforma da Bemobi.

Clubes de conteúdo

A marca Toing nasceu com a venda de ringtones e nos últimos anos se especializou em clubes de assinatura de conteúdo móvel, atendendo principalmente ao mercado de feature phones e de usuários pré-pagos, com jogos, vídeos, conteúdo erótico e sensual, e conteúdo de celebridades. Sua base de usuários desses clubes na América Latina caiu de 5,6 para 4,5 milhões nos últimos 12 meses. Mas com o lançamento do clube de apps, a empresa espera voltar a crescer e superar 5 milhões de assinantes em dezembro.