|Atualizado em 11 de abril às 9h42 com correção sobre solicitação de financiamento| Entre 60% e 70% dos projetos de soluções digitais para o agronegócio da Vivo envolvem a solicitação de financiamento para a instalação de rede. O dado é de Diego Aguiar, diretor de IoT e big data da operadora, e foi apresentado durante o Fórum de Operadoras Inovadoras 2024, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta quarta-feira, 10.

A operadora tem relacionamento com dois players do mercado financeiro para viabilizar a instalação das redes no agronegócio que costumam ser acionados principalmente por pequenos e médios produtores.

“São vários agros dentro do agro. E existe uma demanda (por conectividade e serviços). A adoção começa nos grandes grupos, mas está evoluindo”, disse o diretor da Vivo. “Vemos demandas por soluções e tecnologia. Embora existam vários maquinários conectados, essa não é a realidade do Brasil. Tem produtores com máquinas antigas”, exemplificou.

Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, afirmou que a empresa busca trazer os serviços e as instituições financeiras para levar mais conectividade ao campo, independentemente do tamanho do produtor. O executivo reforça que dificilmente produtos financeiros disponíveis (crédito, por exemplo) são destinados aos pequenos e médios produtores, mas sim para os grandes negócios. Sendo assim, essa é uma oportunidade para o mercado financeiro ampliar o escopo de clientes.

“Um banco pode se beneficiar do que acontece no campo e ter uma oferta mais assertiva. Com o uso da tecnologia, você traz ganhos que estão na mesa. Focamos em levar produtividade (via conectividade), mas estamos convidando a turma do serviço financeiro para conversar e teremos novidade nos próximos meses”, disse Oliveira, ao lembrar que essa regra também vale para as seguradoras.

Por sua vez, Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro, ressaltou que o agro é dependente de financiamento, um ponto crítico para o investimento do setor.

Imagem principal: Diego Aguiar, diretor de IoT e big data da Vivo (crédito: Elaine Ballog/Mobile Time)