Já está em funcionamento, no bairro de Alphaville, na região da Grande São Paulo, um caixa eletrônico que opera a partir da tecnologia 5G. De acordo com a Ericsson, Claro, TecBan e Embratel, empresas parceiras neste teste, trata-se do primeiro caixa nestes moldes de toda a América Latina.

A TecBan afirma que o Banco24Horas com 5G pode se transformar em pontos de mídia digital com streaming de vídeo de alta qualidade e haverá mais segurança, pois existirá o monitoramento de vídeo e vigilância dos pontos de autoatendimento em tempo real. A empresa acredita que será possível ainda, por meio da análise das imagens das câmeras de vídeo, avaliar a fila de pessoas, permitindo calcular o tempo de espera em um determinado terminal.

A TecBan anunciou também um estudo em andamento para o possível uso do 5G com realidade virtual para auxiliar técnicos de campo e vigilantes de carros-fortes, para manutenção dos caixas eletrônicos e para proporcionar mais segurança no transporte de valores e recarga dos terminais.

Tiago Machado, vice-presidente de negócios da Ericsson para a Claro Brasil, disse que “a cobertura 5G, que pode criar um meio de transporte de dados sensível, por meio de um ‘caminho dedicado’ para fazer a comunicação mais rápida, com latência baixa, e muito segura entre a central e as agências, além de possibilitar uma capilaridade maior para as instituições financeiras, ajudando na inclusão digital e na bancarização da população”.