Scania S 620, um dos modelos da nova geração de caminhões da montadora

A Scania registrou a marca de 20 mil veículos conectados no Brasil. São 18,8 mil caminhões e 1,2 mil ônibus que possuem um módulo capaz de enviar dados para uma plataforma da empresa na nuvem, gerando inteligência para melhora a operação dos transportes dos clientes da montadora.

Dentro da plataforma, batizada de Serviços Conectados, há duas opções de pacotes: “Análise”, modelo gratuito que gera relatórios semanais e mensais; e “Desempenho”, que gera relatórios em tempo real e individualizado por motorista – esta versão é paga.

Dos 20 mil veículos, 7 mil usam o pacote pago, sendo 6,7 mil caminhões e 300 ônibus. Em junho de 2018, um ano e meio após o começo da plataforma, a Scania tinha 10 mil veículos conectados e 766 pagantes. Ou seja, em um ano saltou de 8% para 35% de veículos conectados da montadora usando a versão paga.