Qualcomm

A Qualcomm apresentou uma série de acordos com GM, Amazon e Alps Alpine nesta terça-feira, 26. O objetivo é trazer novas tecnologias para a próxima geração de carros, como conectividade de ponta, inteligência artificial e posicionamento de veículo por câmera.

Com a GM, a Qualcomm estendeu sua parceria para adicionar tecnologia de conectividade 5G, sistemas telemáticos em 4G e direção autônoma aos motoristas. Segundo Dan Nicholson, vice-presidente global de controles, softwares e eletrônica na montadora, a parceria entre as duas empresas é antiga e tem colaborado para lançamentos recentes.

Um exemplo foi o Buick GL8, um carro lançado na China como parte de seu ecossistema de carro conectado a tudo (CV2X).

Na parceria com a Amazon, a terceira e quarta gerações do Snapdragon Qualcomm Automotive Cockpit será integrado à Alexa Custom Assistant por meio de seu SDK, o Alexa Automotive Software Development Kit. Ou seja, as montadoras e desenvolvedoras tecnológicas do setor poderão criar assistentes virtuais customizados para seus carros.

No caso da parceria com a Alps Alpine, a fornecedora pretende preparar uma câmera para veículos para nivelamento do veículo na pista – e assim evitar acidentes. Segundo Nakul Duggal, vice-presidente na divisão, a vantagem desta tecnologia é o uso de sensores que estão disponíveis nos carros de hoje.

Batizada de ViewPose, a solução será baseada em Multi Frequency Global Navigation Satellite System (MF-GNSS) destinado para carros conectados com 5G, em veículos com plataforma a partir de terceira geração do Snapdragon Automotive Cockpit. Além disso, usa tecnologia de visão computacional da Qualcomm, VEPP, para garantir leitura em períodos longos sem cobertura GNSS e 5G.