Com a quarentena, as farmácias sentiram uma queda significativa de movimento. Entre aquelas independentes, ou seja, que não fazem parte de nenhuma grande rede, muitas não trabalhavam ainda com vendas online e foram obrigadas a se adaptar rapidamente. Uma das soluções disponíveis é o aplicativo Farmácias App, que funciona como um agregador de farmácias. Mas como essas drogarias de bairro podem se diferenciar no ambiente online e competir com as grandes redes? Afinal, a qualidade no atendimento, que é seu grande diferencial, não é sentido pelo consumidor no mundo digital. E competir por preço com cadeias nacionais é praticamente impossível. A saída está no trabalho de entrega, apontou o CTO do Farmácias App, Robson Parzianello, durante a live “A rápida transformação digital do varejo em tempos de lojas fechadas”, realizada nesta quarta-feira, 10, por Mobile Time.

“A pontualidade na entrega pode ser um diferencial. Além disso, a farmácia independente pode não ter a abrangência de uma grande rede, mas consegue entregar com mais agilidade dentro do seu bairro, com entregadores de patinete, bicicleta ou moto”, disse o executivo.

Parzianello ressaltou a dificuldade de muitas farmácias antigas de se adaptarem às novas ferramentas tecnológicas necessárias para o e-commerce, pois o setor farmacêutico é muito tradicional. Um dos desafios está justamente na integração de sistemas e no gerenciamento de estoque, para evitar rupturas.

Para aquelas que optam por vender online pelo WhatsApp, o CTO lembra que esse canal demanda mais tempo de um funcionário para responder as dúvidas do consumidor e processar um pedido, enquanto uma plataforma como o Farmácias App envia o pedido pronto e devidamente formatado.

Lives

A próxima live do Mobile Time acontecerá no dia 18 de junho, quinta-feira, e será sobre “O crescimento no consumo de conteúdos digitais durante a pandemia”. Estão confirmados como painelistas: Erick Bretas, diretor de produtos e serviços digitais da Globo; Eduardo Albano, COO do Ubook; Luciana Cardoso, diretora de estratégias digitais do Estadão; e Rafaela Furtado, head de parcerias estratégicas na América Latina do TikTok.

Para mais informações e compra de ingressos acesse a página do evento no Sympla ou fale com a equipe do Mobile Time: [email protected] / 11-3138-4619 (WhatsApp) / 11-96619-5888.

Confira aqui o calendário de lives e eventos digitais do Mobile Time para 2020.