O ChatGPT foi o aplicativo mais baixado no Brasil em maio, somando as lojas App Store e Google Play, de acordo com dados levantados pela AppMagic. Foi a primeira vez que o aplicativo da OpenAI alcançou a liderança mensal no Brasil – desde abril ele já era o app mais baixado no mundo e o segundo no ranking brasileiro.
Cabe destacar, contudo, que entre abril e maio houve uma queda de 25% no volume total de downloads do ChatGPT no Brasil, que caiu de 5,9 milhões para 4,4 milhões.
O ChatGPT superou o Temu, que passou para a segunda posição, com 4,2 milhões de instalações. O aplicativo de marketplace também teve queda em comparação com abril, no seu caso de 31% – haviam sido 6,1 milhões de downloads no referido mês.
Meu INSS, Reels Short e Garena Delta Force estreiam na lista
O ranking de maio contém três estreantes: Meu INSS, ReelShort e Garena Delta Force.
Com 3,3 milhões de downloads, o Meu INSS saltou 22 posições, ocupando agora o sétimo lugar, por conta do escândalo dos descontos fraudulentos em aposentadorias – o processo de solicitação de devolução acontecia através do app.
Por sua vez, o ReelShort, aplicativo de vídeos curtos de minisséries, teve 3 milhões de downloads no Brasil em maio, avançando 43 posições, e ficando no oitavo lugar.
E o jogo Garena Delta Force subiu da 20ª para a 10ª posição, com 2,4 milhões.
Em maio, deixaram o ranking dos dez mais baixados: Nubank, Shopee e CapCut.
Veja os dez apps mais baixados no Brasil em maio
1- ChatGPT (4,4 milhões)
2- Temu (4,2 milhões)
3- Mercado Livre (3,9 milhões)
4- TikTok (3,9 milhões)
5- Gov.br (3,6 milhões)
6- Instagram (3,6 milhões)
7- Meu INSS (3,3 milhões)
8- ReelShort (3 milhões)
9- WhatsApp (2,7 milhões)
10- Garena Delta Force (2,4 milhões)
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA