A operadora móvel francesa Orange criou um novo sistema wireless de comunicação entre máquinas (M2M) para a flaik, empresa especializada em sistemas de localização para esportes ao ar livre. O sistema permitirá o rastreamento e a localização via GPS de esquiadores nos resorts que contam com os serviços da flaik. A nova parceria fará também com que a flaik, que atualmente opera na América do Norte, possa expandir suas operações para todo o mercado mundial.

A flaik contou com a tecnologia da Orange para estender seu sistema de rastreamento para estâncias de esqui e outras atividades esportivas fora da América do Norte. A empresa passará a usar SIMcards da Orange como dispositivos de segurança e rastreadores pessoais. Os dados gravados por TAGs da flaik serão transmitidos por meio da rede da Orange e poderão ser acessadas pela Internet de qualquer lugar. Isso fará com que a localização dos esquiadores possa ser monitorada em tempo real de qualquer lugar na montanha em que se encontrem.

O sistema permitirá não somente o acompanhamento de esquiadores novatos e atletas perdidos, como também o mapeamento do desempenho dos esportistas nas pistas. Os esquiadores poderão rastrear com precisão por onde passaram, quanto tempo foi gasto e a dificuldade de cada trilha, contando sua velocidade média.

Além da indústria de esqui, a flaik contará com os serviços da Orange também em seus sistemas de rastreamento em comunidades esportivas internacionais, como o ciclismo e a mountain bike.