A RIM e a empresa de pagamentos online PayPal lançaram uma oferta pela qual os usuários brasileiros do BlackBerry poderão adquirir aplicativos selecionados na loja de aplicativos BlackBerry App World com descontos de até 90% no preço original. A promoção vai até o dia 26 de agosto deste ano.

A oferta é válida apenas para os usuários BlackBerry no Brasil que adquirirem aplicativos por meio do sistema da PayPal diretamente da BlackBerry App World. Para encontrar os aplicativos, os usuários podem pesquisar por “Pay Pal Brasil”.

Ao todo, são 10 aplicativos disponíveis nas categorias de entretenimento (música e jogos), clima, fotos e utilidades. Entre as ofetas estão o jogo de estratégia Aces Traffic Puzzle Pack; o Pinball Deluxe; o aplicativo de clima Be Weather; o InstaPhoto; o descobridor de músicas Shazam Encore; e o app de personalização Wallpapers Pro.

Análise

A parceria faz todo o sentido para ambas as partes. A RIM precisa estimular seus usuários a baixarem aplicativos, atividade que hoje é mais comum entre consumidores com celulares de sistemas operacionais concorrentes. E a PayPal, por sua vez, quer se popularizar mais no Brasil e se transformar em uma ferramenta também para compras móveis. Entretanto, não será apenas esse acordo, limitado a apenas 10 títulos, que conseguirá alterar a situação das duas empresas. Para a BlackBerry é importante firmar parcerias para billing direto com as operadoras, tal como o recém-anunciado com a Telefônica na Espanha; enquanto para o PayPal o ideal seria estar presente como forma de pagamento em lojas de apps mais populares, como o Google Play e a App Store.