Atualmente, 14% das transações, em valores, feitas pelo PayPal no Brasil provêm de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Um ano atrás, a participação móvel era de 5%, revela o diretor da empresa para a América Latina, Mário Mello. "Em alguns segmentos, como o de moda, a participação móvel chega a 40%", revela o executivo. Para efeito de comparação, no ano passado, os dispositivos móveis responderam por quase 20% dos valores transacionados por PayPal no mundo.

Hoje, cerca de 90 mil sites de e-commerce no Brasil aceitam PayPal. Muitos deles, especialmente os de grande porte, têm versão móvel, ou um app móvel, como Ponto Frio e Casas Bahia. Há também serviços em apps móveis, como 99Taxis, que aceitam PayPal como forma de pagamento.

Base de usuários

A empresa tem 3 milhões de usuários no Brasil, 6 milhões na América Latina e 173 milhões no mundo. São pessoas que criaram uma conta no PayPal. A pequena proporção no Brasil é atribuída à juventude da empresa, que está no País há apenas quatro anos, explica Mello. O executivo garante que a baixa penetração de cartão de crédito no Brasil não é um problema por enquanto, pois ainda há muito potencial de crescimento junto ao público portador de cartões.

A PayPal aposta em dois pilares para conquistar mais clientes, entre compradores e vendedores: a segurança nas transações, cujo índice de fraude está abaixo da média mundial, e a proteção de 180 dias para compras. Outra vantagem destacada por Mello é o fato de ser uma solução global, o que a torna interessante para sites brasileiros que tenham clientes estrangeiros, como aqueles do setor de turismo.