O aeromóvel de Porto Alegre, trem de superfície movido a propulsão a ar que interliga o aeroporto Salgado Filho a uma estação de trem metropolitano na capital gaúcha, passou a adotar definitivamente uma solução de monitoramento técnico através de smartphones e tablets. A solução, batizada de Elipse Mobile e desenvolvida pela brasileira Elipse Software, estava passando por um teste-piloto até então, conforme noticiado em janeiro por MOBILE TIME.

Através de um aplicativo para Android, Windows Phone e web, 14 técnicos da Aeromóvel Brasil, empresa que administra o aeromóvel, podem monitorar remotamente o funcionamento do veículo, acompanhando dados como sua velocidade, freio, tensão, abertura e fechamento de portas.

O sistema foi implementado em um trem com capacidade para 150 pessoas e será expandido para um novo veículo, modelo A200, que transportará até 300 passageiros. O aeromóvel circula de domingo a domingo, entre 5h e 23h20, e sua passagem custa R$ 1,70. Foram investidos R$ 37,8 milhões pelo governo federal para a construção do projeto.