O Aeromóvel, trem de superfície movido por propulsão a ar que liga o terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a uma estação de trem metropolitano da capital gaúcha, está passando por um teste-piloto de controle via tablet. Com capacidade para 300 passageiros, o Aeromóvel percorre um trajeto de aproximadamente 800 metros sem emitir poluentes e sem requerer maquinista a bordo. Toda a operação pode ser monitorada e controlada pela tela de tablets e smartphones com uma solução criada pela gaúcha Elipse Software. Pela interface de um app que se comunica com sensores presentes no veículo, técnicos do Aeromóvel acompanham remotamente a pressão dos freios, a velocidade do trem e a abertura e o fechamento das portas.

O Aeromóvel é o primeiro teste-piloto do Elipse Mobile, extensão para dispositivos móveis do software de gestão e monitoramento de processos da Elipse. Na prática, ele pode ser aplicado em qualquer um dos mais de 30 mil sistemas instalados pela empresa ao redor do mundo, em setores como gás, energia, saneamento, automação predial e plantas industriais em geral. "Qualquer informação coletada pelo sistema pode ser jogada para a interface móvel. É possível não apenas monitorar, mas também controlar operações, como ligar e desligar uma luz, abrir e fechar uma válvula ou comporta, ligar um gerador etc", explica Alexandre Corrêa, diretor de desenvolvimento da empresa. No caso de equipamentos localizados em regiões distantes, a transmissão de dados é feita através da rede celular ou via satélite, onde não houver cobertura móvel.

Disponível para Android, Windows Phone e Web, a solução foi toda desenvolvida internamente pela companhia gaúcha. "Foi desafiador, pois não tínhamos know-how em mobilidade. Apoiamos um programa de treinamento em tecnologia móvel da PUC-RS e ao final contratamos alguns dos desenvolvedores treinados", relata Corrêa.

O Elipse Mobile foi lançado há poucas semanas e é vendido via licenciamento, como uma extensão do Elipse Software. O executivo espera que cerca de 100 clientes adotem a novidade até o fim do ano, sendo 10% no exterior.