Um estudo da Liga Insights em parceria com a aceleradora Liga Ventures e seus parceiros Ambev, Cargill, IGC Partners e Derraik & Menezes Advogados revelou que o Brasil tem 297 empresas de tecnologia voltadas à educação. A análise foi feita com um banco de dados que contém 13 mil startups da Liga Insights, além de entrevistas com empresas e instituições de educação como Cel.Lep, IBM, ESPM e Saint Paul.

De acordo com o documento divulgado nesta quarta-feira, 10, a maioria (74%) das edtechs está concentrada no sul e no sudeste do País. Dessa concentração, São Paulo é o estado com maior percentual de edtechs (49%) seguido por Rio de Janeiro (16%), Minas Gerais (9%), Santa Catarina (6%) e Paraná (5%).

Por categoria, a pesquisa mostra que curadoria eletrônica de conteúdos e gestão educacional são os segmentos com mais startups, 12% cada; plataformas de ensino, de livros e conteúdos e de EAD, LMS, cursos e treinamentos somam 13%; novas habilidade e novas propostas de ensino têm 8% cada; treinamento e melhoria de habilidades, 7%; idiomas e gamificação, 5% cada; e Educação Inclusiva, 4%.

Ao todo, 18 categorias foram identificadas no estudo.