A Fender lançou nesta semana seu aplicativo para ajudar músicos a conhecerem melhor seus instrumentos, o Fender Tune (iOS). O app mostra o ponto certo de afinação de cada corda em uma guitarra, violão ou baixo, além de dar dicas para executar as notas e acordes musicais com mais clareza.

Nas opções de afinação, o usuário pode escolher no modo automático (com o app identificando o som de cada nota) ou cromático (escolhendo por uma das notas na escala). O músico ainda pode escolher por 22 tipos de afinação como em Sol, Lá e Ré. Entre as dicas, um guia ilustrado ensina uma pessoa comum a afinar, equalizar, plugar o instrumento em um amplificador e usá-lo, além de ensinar brevemente como treinar percepção auditiva.

Essa não é a primeira investida da lendária fabricante de guitarras e baixos no mundo mobile. A empresa já produz uma guitarra Deluxe Stratocaster com entrada para  dispositivos móveis da Apple e fone de ouvido, assim como a interface Fender Slide, uma espécie de amplificador que pode ser plugado a qualquer smartphone ou PC e fone.