Simply Guitar

Simply Guitar (reprodução)

  1. Ano novo, vida nova.

Parece clichê, mas o começo do ano é ótimo para criar metas e colocar novas resoluções em prática. Seja praticar um esporte para entrar em forma, fazer academia para perder peso ou parar/diminuir o cigarro.

Minha resolução para este ano é aprender a tocar guitarra e violão. Algo que sempre tive vontade, mas nunca tive tempo. O contrabaixo sempre tomou todo o meu tempo, mesmo na época que era músico, antes de estudar jornalismo. Imagine, o estudo de um instrumento sinfônico em uma fase mais avançada (sonatas, concertos e trechos orquestrais): eram, no mínimo, 12 horas por dia.

Com a pandemia adquiri novos conhecimentos e vontade de aprender mais. E decidi estudar um novo instrumento. Neste novo desafio, baixei uma série de apps que prometem ensinar as nuances desses instrumentos. Aquele que me pareceu mais fácil – e que não oferecia assinatura premium a cada etapa – foi o Simply Guitar (Android, iOS).

A proposta do app é respeitar o nível do usuário, oferecer tarefas adaptadas às suas necessidades, até se tornar um fluente em seu instrumento. Um exemplo é que, nas primeiras aulas, com uso de corda solta para testar o ritmo do estudante, o aplicativo coloca trechos de músicas de pop-rock famosas para inserir e incentivar o usuário, mesmo em uma tarefa tão pouco apreciada como tocar corda solta.

Feito pela JoyTunes, uma empresa especializada com outros três apps musicais que somam mais de 10 milhões de downloads e 1 milhão de usuários semanais, o Simply Guitar tem um formato divertido em cores e botões que facilitam seu uso. As direções me lembram aquelas revistas de banca que vem com tablaturas, porém narradas e bem instruídas na tarefa.

Um detalhe muito interessante de notar é que o app foi criado pensando que o músico fica com instrumento na mão durante todo o exercício. O Simply Guitar foi desenvolvido para ser usado de frente para o usuário, assim ele consegue ver e tocar os exercícios, ao mesmo tempo que o app simula o braço e as cordas do instrumento. E, com um afinador interno, o app checa se a afinação do instrumento está certa e se as notas e os acordes solicitados em um exercício estão corretos.

Chama a atenção que o aplicativo tem partes em português e inglês, ou seja, nem tudo foi traduzido ainda. Mas as instruções em vídeo dadas pelo tutor Idan são dubladas do inglês para o português – em um formato bem similar aos programas do Discovery.

Na versão gratuita, o usuário pode escolher cursar apenas um instrumento – guitarra ou violão – e segue a linha de cursos da plataforma. Na alternativa paga, o consumidor tem acesso a todos os cursos, músicas e exercícios, além de tablaturas de músicas.