Os preços dos serviços de comunicação aumentaram 0,02% em julho, uma pequena desaceleração em relação ao mês anterior, quando aumentaram 0,04%. O peso desses serviços para a formação do índice oficial da inflação, o IPCA, ficou em 0%, conforme aponta pesquisa do IBGE divulgada nesta quarta-feira, 10.

O desempenho do setor de comunicação não foi acompanhado pelos demais e, com isso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de julho apresentou variação de 0,52% e ficou acima da taxa de 0,35% de junho em 0,17 ponto percentual. Com este resultado, o acumulado no ano foi para 4,96%, bem menor do que os 6,83% registrados em igual período do ano anterior. Considerando os últimos doze meses, o índice situa-se em 8,74%, pouco abaixo dos 8,84% relativos aos doze meses imediatamente anteriores. Em julho do ano passado, o IPCA havia sido de 0,62%.

Os vilões da inflação foram os alimentos, que acumulam alta de 8,79% no ano e aumentaram 1,32% em julho. Feijão e leite tiveram as maiores altas no mês.